segunda-feira, 5 de julho de 2010

DUNGA X GLOBO!!!


Um barraco com enorme repercussão e audiência! Assim pode ser definida a queda de braço entre a TV Globo, principal emissora do País, e o técnico Dunga, comandante de um dos "patrimônios nacionais", a Seleção Brasileira. O mau humor do treinador na entrevista coletiva de domingo, após a vitória sobre a Costa do Marfim, tinha origem na pressão da emissora para que liberasse entrevistas exclusivas com alguns jogadores.

O treinador já dissera não em outras oportunidades e manteve a negativa em nova investida, desta vez para o "Fantástico". Dunga comprou a briga, apesar de ter recebido até mesmo um pedido de Ricardo Teixeira, presidente da CBF.

O responsável por levar o material ao ar no programa dominical era o jornalista Alex Escobar, alvo dos inúmeros palavrões pronunciados em voz baixa pelo técnico, no meio da coletiva, que acabaram captados pelo sistema de som da sala de imprensa.

Dunga perdeu o controle justamente quando Escobar comunicava a negativa dele ao apresentador Tadeu Schmidt e demonstrava muita contrariedade. Por isso o técnico interrompeu a coletiva durante uma resposta e questionou Escobar se havia algum problema. Depois, irritado, perdeu a linha e falou os palavrões.

Na gestão Dunga à frente da Seleção, a TV Globo teve cassados vários privilégios, apesar de investir milhões de dólares na cobertura da Copa, da qual é dona dos direitos de transmissão. Na nova "Era Dunga", a emissora está sendo tratada como todos os demais veículos brasileiros de imprensa presentes ao Mundial: sem acesso a treinos fechados e aos jogadores fora das tradicionais coletivas.

Logo no início da Copa, o técnico mostrou que jogaria duro como nos tempos em que estava em campo: para mostrar autoridade, fez Robinho - o mais presente em suas convocações - pedir desculpas ao grupo por ter quebrado o acordo na folga e falado com exclusividade à emissora.

Em outras Copas, a TV Globo teve liberdade para trabalhar nos bastidores da Seleção, direito que não era estendido a profissionais dos demais veículos - entre eles, o próprio Dunga, que já foi comentarista do "Bandsports" em Copa. Quem não lembra da apresentadora Fátima Bernardes até viajando no ônibus da delegação brasileira?

Com Dunga, isso acabou. Para a imprensa brasileira na África do Sul, as exigências atuais incomodam e dificultam a cobertura, privando leitores, ouvintes e telespectadores de notícias. Mas, para a TV Globo, é uma insuportável e descabida novidade. Uma afronta.

3 comentários:

  1. A rede GLOBO tem o poder nas mãos pois tem a oferta do dinheiro e da audiencia....qual jogador não gostaria de dar uma entrevista exclusiva para a globo e ter milhçoes de pessoas o assistindo naquele momento???
    Se os privilégios prejudicam ou não fica difícil de saber até pq os bastidores são de segredo absoluto .... maaaasss, com a derrota Dunga deu a brecha para que a Globo pise e sapateie !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gisele tudo bem, vc me add no dihitt estou passando por aqui para conhecer seu blog, gostei muito legal vou seguir ele ok, entra no meu blog p/ vizitar e se quiser seguir fique a vontade agradeço pela ajuda, parabéns pelo blog, uma ótima semana bejuss.

    ResponderExcluir
  3. Para mim mostrou personalidade, não tem essa daquele ou este, todos iguais.
    Abraços forte

    ResponderExcluir